terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Diabetes e a inflamação do hipotálamo


(cristinasales.pt)

É muito comum que diabéticos tenham elevados níveis de açúcar no sangue em jejum. Mesmo sem se terem alimentado durante horas. Quando fazem controle glicémico em jejum, geralmente ao acordar, os níveis podem estar alterados e este é um tema que preocupa muitos endócrinologistas.
Um estudo realizado no Laboratório de Sinalização Celular, da faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, permite ver uma conexão entre a inflamação do hipotálamo e a resistência à insulina no fígado. 
A amostra consistia em ratos obesos, nos quais também foi identificada a via neural, através da qual ocorre a ligação entre o sistema nervoso central e o fígado.
Este estudo foi realizado pela nutricionista Marciane Milanski.

Inflamação do hipotálamo


Uma dieta rica em gorduras saturadas, como, manteiga, carnes vermelhas, leva a uma inflamação do hipotálamo, que é responsável pela regulação da homeostase corporal e da integração entre os sistema nervoso e endócrino.
Desta forma, as gorduras saturadas activam o TLR4, que é um receptor do sistema imune, que protege o corpo de infeções. Este receptor surge como resposta a uma inflamação no organismo, sinalizando à celula qual a batéria invasora que deve ser eliminada.
O receptor TLR4 provoca o stress do retículo endoplasmático, que leva à inflamação do hipotálamo. 
Segundo Marciane a inflamação no hipotálamo prejudica a sinalização da insulina. A insulina, que é responsável pela diminuição da taxa de glicose no sangue, ou seja, da glicemia, deixa de ser percebida com a mesma facilidade e consequentemente de realizar as suas funções com a mesma eficácia.
Concluindo, o fígado é o órgão que regula a quantidade de glicose produzida no jejum, existindo assim uma inadequada produção de glicose e acumulação de gordura. 
A gordura gera inflamação que leva a uma interrupção da sinalização de insulina no sistema nervoso central e também a uma deficiente produção hepática de glicose.

Testes


Para se testar a hipótese de que a inibição da inflamação no hipotálamo ajudaria no controlo da glicemia esta amostra de ratos foi submetida a uma cirurgia para implantação de um cateter no hipotálamo,  através do qual receberam agentes anti inflamatórios, tais como anti TLR4.
Através destes testes conclui-se que a inibição da inflamação do hipotálamo permitiu uma melhor regulação da produção de glicose nestes animais.

(Source: Unicamp.br)




Sem comentários:

Enviar um comentário