quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Café pode reduzir risco de cancro da próstata


Um estudo realizado pela Harvard School of Public Health (HSPH), conclui que homens que consomem regularmente café têm menor probabilidade de desenvolverem uma forma letal de cancro da próstata.
Concluiu ainda que esta menor probabilidade de desenvolvimento de cancro da próstata é válida tanto para consumidores regulares de café como de descafeínados.

Os benefícios do café


(www.buscasaude.com.br)
Kathryn Wilson, uma pesquisadora de epidemiologia em HSPH, diz que de momento não têm uma compreensão exata acerca dos fatores de risco que podem ser modificados ou controlados para que se diminua o risco de cancro da próstata. No entanto, se os dados que revelam forem validados o café pode representar um fator que contribui para a diminuição do risco desta doença.
Os benefícios do café para outras doenças como parkinson e diabetes já foi referenciado em outros estudos. Estes benefícios são justificados pelo facto de que o café contém componentes que atuam como antioxidantes, redução da inflamação e redução da insulina.

Conclusões do estudo


Durante o estudo chegaram a algumas conclusões, nomeadamente que homens que consomem mais café, (média de 5/6 cafés diários) têm uma diminuição em 20% no risco de desenvolver qualquer tipo de cancro da próstata, homens que bebem mais café registaram uma diminuição de 60% no riso de desenvolver cancro da próstata sobe a forma mais agressiva, concluiu-se também que estes factos são viáveis tanto para homens que bebem café ou descafeínado e que mesmo que o consumo de café seja de 2/3 cafés por dia a diminuição no risco de desenvolver cancro sobe forma letal é de 30%.
Estes dados precisam ainda ser validados assim como a HSPH tenciona realizar mais estudos relacionados com o tema, no sentido de tentar perceber melhor qual o mecanismo que permite que o café tenha estes benefícios na redução de risco de cancro da próstata.

Sem comentários:

Enviar um comentário